Rotary – 112 Anos de Serviços as Comunidades

Os sonhos de Paul Harris – Um Rotary para o mundo – Abrir portas para vida – Projetos humanitários.

Todos os clubes rotários festejam os 112 anos de fundação de Rotary na data de   23 de fevereiro, é o aniversário de um sonho de Paul Harris e três amigos, lá em 1905 em Chicago. O Rotary Club de Chicago, rapidamente evolui e aproveitou idéias  e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. Tornou-se Internacional, com a criação de um Clube no Canadá, na América Latina o primeiro foi em Havana, Cuba, em 1915.

Em 1943 o Rotary de Londres, patrocinou uma conferencia, cujo resultado serviu de inspiração  para criação da Organização para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) estabelecida pela ONU em 1946.

A fundação da ONU , em 1945, contou  a presença e a assinatura de quarenta e nove rotarianos, a maior representação de não-governamental. Rotary tem cadeira na Assembléia da ONU, sem direito a voto e uma sala em suas dependências.  Atualmente, mais de 1.200 estudantes são mantidos, anualmente, como bolsistas de Rotary Internacional.

O empreendimento mais ambicioso do Rotary, é o programa Pólio Plus uma abrangente campanha cujo objetivo é a erradicação da pólio , com apoio de governos nacionais,  Unicef e Fundação Melina Gates.

Atualmente o Rotary International incentiva seus clubes a prestação de serviços como o combate à fome, proteção ao meio-ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, erradicação da poliomelite, serviços à juventude e aos idosos.