A vacina da Pólio pelo mundo

No “Informe Especial” de Zero Hora de 1º/03/2017, traz está foto legendada, que fala diretamente a todos nós rotarianos, da “Gota da Esperança”, sendo aplicada em Cabul no Afeganistão. Em 1994 a OMS, declarou a America do Sul, erradicada da poliomielite, o mesmo acontecendo com quase todos os países. O Afeganistão e Paquistão,  por questões politicas e religiosas, resistem muito a vacinação de suas crianças. Rotary Internacional tem sido aliado de governos e da OMS, entrando com recursos para compra de vacinas e pagamentos de “voluntários”, para atuarem nessas áreas de riscos.

“A poliomielite não é mais vista como um desafio em grande parte do mundo. Muitos países estão livres da doença há décadas e as pessoas não estão realmente cientes das chances de reincidência”, diz Carol Pandak, diretora do programa Polio Plus  no Rotary International.  Por esta razão as campanhas de vacinação se repetem anualmente.