Cinco Maneira de Flexilibilizar um Clube

O Conselho de Legislação de 2016, oferece novas maneiras para os clubes decidirem mudanças, dentro das cinco aprovadas. Todas estão novo Manual de Procedimentos – 2016   (Estatuto Prescrito para Rotary Club). Estas mudanças só podem acontecer, após a alteração dos Regimentos.
Como o seu clube pode aplicar as novas opções de flexibilidade:
  1. Mude a programação da reunião. Variar dia, horário e frequência de reuniões. Por exemplo, você pode realizar uma reunião tradicional na primeira terça-feira do mês para tratar assuntos administrativos e projetos, e organizar um encontro social na última sexta-feira do mês. Desta maneira, ele atende à exigência de realizar no mínimo duas reuniões por mês.
  2. Varie seu formato de reunião. Pode realizar reunião presencial, on-line ou uma combinação destes dois formatos ao mesmo tempo, dando aos associados a opção de acompanharem ou não a reunião virtualmente.
  3. Atenue os requisitos de comparecimento. Atenuar os requisitos de comparecimento a reuniões para incentivar os rotarianos a participarem de outras maneiras, como desempenhando funções de liderança, atualizando o site do clube regularmente, organizando reuniões ou planejando eventos. Se o seu clube for dinâmico e oferecer uma excelente experiência a seus associados, o índice de comparecimento deles nas atividades do clube não será um problema.
  4. Ofereça vários tipos de associação. Oferecer um tipo de associação que possibilite ao associado envolver sua família no clube, associação júnior para profissionais em início de carreira ou associação corporativa para atrair funcionários de empresas que queiram estar representadas no clube. Cada tipo de associação pode ter suas próprias normas quanto a cotas, comparecimento a reuniões/atividades do clube e participação em projetos. Aqueles que pagarem cotas per capita ao RI serão considerados rotarianos representativos e entrarão na contagem de associados do seu clube.
  5. Convide rotaractianos para se associar ao seu clube. Convidar rotaractianos para se associar ao seu Rotary Club sem que eles tenham que abandonar seu Rotaract Club. Se o clube escolher, poderá providenciar acomodações especiais para os rotaractianos, como requisitos menos rígidos de comparecimento a reuniões ou taxas reduzidas, contanto que toda decisão neste sentido conste do Regimento Interno do clube.