Emblemas de Rotary

A evolução do emblema de Rotary – Clic –

A partir de 1922, quando existia mais de mil Clubes, foi adotado o primeiro emblema de Rotary,  uma simples roda de carroça,que significava movimento, sem uma unificação de modelo, sendo que muitos países utilizavam estilos variados de rodas.

Foi então que o Conselho Diretor do RI  autorizou a “criar, adotar e preservar um emblema” para a associação.Em 1923, foi apresentada a roda de engrenagem que conhecemos hoje, com seus 24 dentes e seis raios — além de um rasgo de chaveta

Em 2015, depois de muitos estudos foi apresentada uma nova versão do emblema de RI, com o cuidado de preservar as cores oficiais, AZUL (lembra o firmamento e universalidade)  e AMARELO OURO ( lembra a nobreza legitimando propósitos). Assim sobressai o nome ROTARY, em azul,  ao lado da roda denteada em amarelo ouro. Os dois distintivos acima  são os considerados oficiais, com a tendência de com o tempo vigorará só o último.

Este “Pin”, bastante divulgado, é a gema do atual distintivo, sem o destaque de ROTARY em o azul não se constitui em emblema oficial.  Pois não tem o impacto de apelo de reconhecimento visual de RI. A imagem de Rotary se afirma a medida que os rotarianos usem e divulguem a instituição.

O emblema PAUL HARRIS, é uma Comenda instituído pela Fundação Rotária, tem como objetivo reconhecer rotarianos e outras pessoas, que contribuiram com o valor de US$ 1,000 para o fundo de  projetos internacionais da Fundação. Assim RI, patrocina o Pólio no mundo e apoia alunos bolsistas, intercambio de jovens, projetos humanitários e os subsídios equivalentes dos clubes.  O pin tem ao centro  a esfinge de Paul Harris o fundador de Rotary, nas cores oficiais, amarelo e azul.

Cada Presidente de RI, anualmente escolhe o seu pin dentro de uma visão que atinja seu lema, o atual é: -” O ROTARY FAZ A DIFERENÇA”. que traduz as diferenças raciais, culturais,  diversidades e a integração que  Rotary deseja atingir no mundo