Home » Sem categoria » A PÓLIO ESTÁ VOLTANDO À AMERICA DO SUL

A PÓLIO ESTÁ VOLTANDO À AMERICA DO SUL

O último caso de infecção pelo poliovírus selvagem no Brasil ocorreu em 1989. Hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta  três países ainda considerados endêmicos para a doença – Paquistão, Nigéria e Afeganistão. Agora surgem casos na Venezuela,  que serve de alerta para as autoridades brasileiras. O Ministério de Saúde atento a situação, administrará de 6 a 24 de agosto as doses contra a pólio, para todas as crianças em idade de vulnerabilidade. Rotary Internacional tem sido parceiro, com recursos e  voluntários nessa cruzada mundial. Mantem permanentemente campanhas de doação a Fundação Rotária que capta e distribui valores para OMS, UNICEF e órgão que operacionalizam a campanha.

Em 1985, quando o Rotary lançou a sua cruzada de 20 anos para ajudar a vacinar todas as crianças contra a poliomielite, a comunidade mundial da saúde pública duvidou do compromisso, como também da sua capacidade para realizar a tarefa. Rotary com pouca experiência de trabalho no setor da saúde pública e  nunca ter organizado uma campanha de tão grande escala. Os 20 já passaram e até hoje Rotary, está coeso e participativo com as organizações de saúde pública, na campanha.
Hoje o Rotary melhorou a sua reputação internacional como uma organização de serviço, no setor privado e tem como aliada A Fundação Melinda e Bill Gates, que para dólar captado por Rotary entra com dois. Durante mais de uma década, o Rotary Internacional financiou a aquisição de quantidades maciças de vacinas da poliomielite, tanto para vacinação rotineiras como para os Dias Nacionais de Vacinação, e realizou campanhas sociais ao nível das comunidades. Sua grande campanha persiste com a chamada permanente END PÓLIO NOW.

Comissão de Imagem Pública – Presidente Jane Alice Machado                                                                                             Editor do Blog Luiz Carlos Félix