Home » Sem categoria » Santarém a Manaus – Um fértil campo de estudo

Santarém a Manaus – Um fértil campo de estudo

A estudante alemã Anne Runde, graduada e biologia, cursa mestrado em Meio Ambiente na UFRGS, com bolsa Global Grants  patrocinada pelo Distrito 1.900 da  Alemanha. Aqui desde a chegada foi acolhida  Rotary Club de Porto Alegre Bom Fim, recebendo apoio de associados,  para o seu bem estar em nossa cidade.  Acaba de regressar de uma viagem de estudo pelo Rio Tapajós, da cidade de Santarém a Manaus. Fez este percurso a bordo de barco dormitórios, visitando pequenas comunidades e moradores ribeirinhos. Seu trabalho de campo, muitas vezes foi realizado a bordo de pequenos barcos de pescadores, tendo como cenário as belezas desse Rio.

Anne ao logo de 90 dias, neste percurso esteve também no Instituto de Estatística em Manaus, entrevistou 175 pescadores, pois seu estudo se aprofunda muito em peixes. Ao longo visitou 17 comunidades, com moradores  simples e acessíveis que muito contribuíram para suas pesquisas. Quando não  dormia em barcos, ficava nas simples moradias dos ribeirinhos, sem água ou luz,  mas que lhe acolhiam com muita alegria. Recolheu  farto material  para a conclusão de seu curso e breve estará no Clube relatando seu trabalho de campo.

Comissão de Imagem Pública – Presidente Jane Alice Machado                                                                               Editor do Blog Luiz Carlos Félix