Home » Sem categoria » OSWALDO ARANHA – a ONU e a criação de ISRAEL –

OSWALDO ARANHA – a ONU e a criação de ISRAEL –

O   presidente Rudolf Nielsen  conduziu a reunião de hoje,  recebendo associados, companheiros e convidados que vieram prestigiar o palestrante Doutor Roque Callage Neto,  sobre a vida de “Oswaldo Aranha – A ONU e a criação do Estado de  Israel”.  Estiveram presentes companheiros dos clubes Gloria- Teresópolis, Cachoeirinha Industrial,  Beira Rio, Rotaract Bom Fim, convidados e familiares da família Aranha.

Cumprida a pauta, o protocolo Valter Mendonça leu breve e rico currículo do ilustre palestrante Professor Doutor Roque Callage Netto, que com uso de projeção ilustrativa discorreu sobre a doutrina de Oswaldo Aranha, na fundação da ONU( onde chegou como substituto do Embaixador do Brasil que havia falecido), e,  tornou-se  o Primeiro Presidente da Organização das Nações Unidas, reeleito para o  período seguinte. Assim o Brasil adquiriu o privilégio de abrir anualmente a Assembleia da ONU. O Doutor Roque proferiu uma autentica aula, para uma atenta plateia ávida em conhecer seu trabalho, fundamentado em profundas  pesquisas. Com auxilio de mapas nas transparências, historiou todas etapas vencidas para a criação de Israel, em 1947.  Com este ato o ilustre gaúcho, passou a ser  um cidadão do mundo, ganhando notoriedade politica  das nações, de seus pares e do povo judeu. Ao final da reunião o presidente Nielsen passou ao palestrante uma obra do consagrado fotografo Sebastião Salgado, que reúne suas principais fotos artísticas.

O alegretense Osvaldo Aranha presidiu,  a primeira sessão Especial da Assembleia Geral da ONU, em 1947, criando a tradição  até hoje seguida, de um brasileiro ser o primeiro orador desse magno encontro. Foi líder, conciliador e orador de grandes méritos, que soube construir caminhos em busca de objetivos coletivos.  Em  16 de setembro de 1947, presidiu a sessão da ONU que aprovou a divisão da Palestina e a criação de Israel, ato concretizado em 1948.

Comissão de Imagem Pública – Presidente Jane Alice Machado                                                             Editor do Blog –  Luiz Carlos Félix