Home » Sem categoria » Nossas Causas

Nossas Causas

Promover a Paz – Por meio de iniciativas humanitárias, bolsas de estudo, intercâmbio, e dos Centros Rotary pela Paz. Nossos associados sempre prontos para entram em ação e abordar  conflitos: – como pobreza, desigualdade, tensões entre grupos étnicos, falta de acesso à educação.  Treinamos adultos e jovens com potencial de liderança para prevenirem e mediarem conflitos, e ajudarem na prestação de serviços. Nas imagens jovens de favelas cariocas, que com patrocínio de Rotary foram medalhista na última Olimpíada Mundial no Rio de Janeiros, a seguir uma jovem dá seu basta a violência e intolerância.

Combate a doenças – Somos determinados a acabar com a pólio. Também educamos e capacitamos comunidades para evitar o alastramento de doenças e ampliar o acesso à assistência médica.  Rotary tem programas com hospitais e médicos para assistir as comunidades pobres em áreas de conflitos.

Água LimpaO Rotary e a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional trabalham juntos, em apoio a projetos hídricos. Ajudando a levar água, saneamento e higiene a um número cada vez maior de pessoas. O trabalho não se limita à perfuração de poços, mas cria a infra estrutura para que as comunidades se sirvam, desse bem da natureza. São resultados sustentáveis que ficam nas comunidades. Desenvolve projetos de preservação de nascentes, matas ciliares e despoluição de rios e lagos.

Apoio a Educação – Trabalhamos para ajudar as comunidades a promoverem a educação básica e a alfabetização, reduzindo as disparidade na área educacional e alfabetização de adultos. Não basta colocar crianças na escola, o Rotary, vai além e se concentra em melhorar a educação com treinamento e orientação a professores.

Nas imagens: – Alunos numa escola apoiada por Rotary, na África. Membros do Rotary Bom Fim distribuindo kits escolares, para alunos da Vila Tio Barnabé, no Bairro Santana.  Anne Runde bolsista do Distrito 1.900 da Alemanha, que faz mestrado em Meio Ambiente na UFRGS, em um trabalho de pesquisa, com pescadores e ribeirinhos do Rio Tapajós no Pará. Grupo de professores do Nepal, reciclados num projeto de Rotary, para ajudar a mudar seus métodos de ensino.

Combate a pobreza – Rotary implementa em áreas de pobreza,  projetos  que contribuam para o desenvolvimento econômico e comunitário, criando oportunidades de trabalho decente e produtivo. A metodologia é de ensinar a pescar e nunca dar o peixe, pois é a maneira que desperta a capacidade criativa e de participação dos envolvidos. Coordenação de microcrédito, para se lançarem em novos negócios, o esforço deverá aparecer com todos os estímulos que Rotary oferece.

Nesta página estão elencadas as causas que Rotary assume. Os projetos e programas de Rotary são financiados pela Fundação Rotária, com a contribuição dos clubes, através de seus associados ou  promoções. Tudo o que chega a Fundação, um dia volta aos clubes para realizarem seus projetos locais.  Contribuir com a Fundação Rotária é participar de todos os projetos mundiais patrocinados por Rotary.

“Rotary reúne talentos e ideias, com objetivo de criar mudanças duradouras”