Grupo Rotarianos em Ação

Os Grupos Rotarianos em Ação são grupos internacionais de rotarianos, seus familiares, participantes de programas e experiência em certas áreas, como microcrédito, paz, meio ambiente ou água.
Os Grupos Rotarianos em Ação (RAGs) oferecem aos seus membros oportunidades de engajamento em atividades de serviço e de contato com rotarianos com ideias afins em todo o mundo.
Os membros do grupo colaboram com clubes e distritos em projetos, oferecendo seus conhecimentos técnicos ou ajudando-os a encontrar parceiros, financiamento e recursos. Os RAGs também podem ajudar os clubes a preparar pedidos de subsídios, conduzir avaliações da comunidade, levantar fundos e estabelecer planos de monitoramento e avaliação.

Identidade visual de Rotary

Marcas e identidades RI

Distintivo oficial de Rotary

Locais de reuniões de Rotary identificados

58º Conferência Distrital

Fevereiro mês da Paz e Compreensão Mundial

Foi em 23 de fevereiro de 1905, que Paul Harris e seus companheiros, fundaram Rotary em Chicago, iniciando a escrever a sua história.
Os quatro amigos reuniu-se periodicamente para aumentarem o companheirismo e amizades, visando também criarem informações de negócios e aproximação profissional. Assim nasceu e cresceu a instituição. Não satisfeitos, acharam por bem criarem atitudes cívicas e valores, quando surgiu a ideia: Prestação de Serviços. Com a eclosão da Primeira Guerra, em 1914, numa Conferência foi solicitado aos rotarianos: “Apoiassem movimentos pela paz mundial”.  Em 1940, na Conferência de Havana, foi criada a resolução: -“Liberdade, justiça, verdade, inviolabilidade da palavra e respeito aos direitos humanos”, que se tornou depois a inspiração para a  Declaração de Direitos Humanos da ONU.

Com este espírito os clubes devem comemorarem o dia 23 de Fevereiro, com atos pela Paz e Compreensão Mundial.

0 centenário Clube de Montevidéu – e a Carta de RI

O Rotary Club de Montevidéu foi fundado em 12 de julho de 1918, por iniciativa do comerciante inglês Heriberto Coates, sendo o primeiro clube rotário da America do Sul. Em 1º de fevereiro de 1019, recebeu a Carta de RI. Foi um difusor de Rotary, fundando o Rotary Club de Buenos Aires, Rosário e La Plata (Argentina),de Lima (Peru), Rio de Janeiro (1923), São Paulo e Valparaíso (Chile). O Uruguay tem os Distritos 4970 e 4980.  Nas imagens aparece o Gran Hotel Pyramides em Montevidéu , onde foi fundado o Clube e a reunião de comemoração do Centenário, em Julho de 2018, tendo na mesa o Presidente da Republica Uruguaia Tabaré Vazqués. Assim Rotary chegou ao Brasil e aqui encontrou um campo fértil, para  se multiplicar.

Rotary Independência recebe o Clube Bom Fim

Em mais uma reunião conjunta, dia 29 de janeiro, Rotary Independência recebeu o Clube Bom Fim. Pelo sistema de alternância os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Bom Fim, Rudolf Nielsen, com a mesa compartilhada com  Antônio Parisi Governador 1977/1978, Francisco Valle presidente do Independência e secretaria de Ilone Dreifus. Foi uma reunião de muito companheirismo.  O Presidente Nielsen falou sobre alguns projetos do Bom Fim, como o esportivo que será implantado para crianças e jovens da comunidade Tio Bernabé,  no Bairro Santana, com o nome “Tchê mexe – gurizada” O presidente  Valle sugeriu que o aniversário de RI, dia 23 de fevereiro seja comemorado, com ato junto a Praça Rotary.

Na reunião o companheiro Luiz Rebouças falou sobre a participação  do Banco e Alimentos, por ocasião da enchente na Fronteira Oeste. Cabendo ao companheiro Renê Bernhard, presidente do Banco, complementar a informação sobre o volume de alimentos enviados e a participação de rotarianos juto a Defesa Civil, na organização das remessas às cidades atingidas.

Feirantes recebem troféu da Mesa Brasil

O Projeto Feira Ecológica, cresceu e deu bom frutos ao longo de quinze anos. No início era modesto e as doações dos feirantes eram transportados nos porta malas dos veículos dos associados. Cresceu e precisou de parcerias, encontrando na MESA BRASIL-SESC, todo a apoio logístico para continuar. Aos sábados durante a Feira em sistema de rodizio associados se fazem presentes no período de recolhimento das  ofertas dos feirantes participantes. O presidente Rudolf Moth Nielsen tem sido incentivador para a participação dos associadas. O  Em 2018 o Projeto recolheu 15.390 toneladas de hortifrútis, encaminhadas a centenas de instituições filantrópicas, com toda a infraestrutura montada pela Mesa Brasil . A continuidade desse Projeto, deve muito ao hoje Sócio Honorário Luiz Alberto Mota, que na sequencia de fotos, aparece plena atividade com um carrinho de mão.

A Mesa Brasil-SESC – como faz anualmente – ,  entregou aos feirantes participantes do Projeto um belo troféu de reconhecimento, pelo desprendimento em doarem as sobras de suas produções. Estes feirantes possuem cerificado de “Produto Orgânico”, auditados por órgãos controladores  que garantem a autenticidade de suas produções. Os troféus foram entregues pela representante da Mesa Brasil, Nutricionista Vera Regina Mejolaro Santos, acompanhada pelo Presidente Rudolf Nielsen, voluntaria Mirian Lunalva Limberger, Valter Mendonça, Jane Alice Machado, Luiz Carlos Félix e o sócio honorário Luiz Alberto Mota. Foram visitadas as vinte e cinco bancas participantes, que receberam com muita alegria a linda lembrança. Hoje o êxito de todo esse trabalho está alicerçado na logística oferecida pela Mesa Brasil, sem ela dificilmente o Clube teria como prosseguir , tal de volume doações. Que essa parceria continue a crescer e que cada vez mais instituições filantrópicas possam receber esse auxilio.

As imagens traduzem os momentos de alegria e satisfação dos feirantes, que com esse singelo gesto recebem o agradecimento de todos os beneficiados. No detalhe o artístico Troféu talhado em madeira.

-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-