Nossa História

O Rotary Clube de Porto Alegre Bom Fim foi fundado em 27 de abril de 1978, tendo como Padrinho o Rotary Clube de Porto Alegre Independência, que designou o companheiro Antônio Parissi, como organizador e instrutor da nova instituição.  Sendo Governador Distrital do  468 Argílio Wilson Costa. A Carta de Admissão entregue em 06 de junho de 1978 pelo Governador Orlando Jorge Degrazia. Assinaram a ata de fundação vinte e dois associados.

Realizações

Ao longo desses anos sempre participou e realizou projetos sociais no bairro Bom Fim. Destacando a doação de bicicletas para os policiais do Parque Farroupilha. Na seca do nordeste brasileiro em 1989, em parceria com o Rotary Club de Fortaleza, cada rotariano adotou uma família do sertão, mandando mensalmente o valor de uma cesta básica. Em 1989 fundou o “Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário Vila Jardim”, para desenvolver projetos comunitários naquela vila, visando desenvolver qualificação profissional e desenvolvimento. Nos anos de 1999 2.000 realizou o “Dia da Cidadania”, atendendo mais de 700 pessoas, com  diversas atividades. Participou da construção do Largo Dr. José Lubianca, junto a Avenida José Bonifácio, no bairro Bom Fim. Idealizou e  realizou no do Centenário do Rotary, o Projeto Rodas Rotárias, que distribuiu quinze (15) cadeiras de roda, para Asilos e emergências  de Hospitais que assistem ao SUS. Assiste a Creche Comunitária Santa Teresinha, na Avenida Venâncio Aires.   Foi parceiro no Natal Sem Fome. Participou do Banco de Alimentos quando de sua criação. Patrocinou o Projeto Novos Autores, que lanço dois livros, com edição de mil exemplares, por autor.

Subsídios Equivalentes

Em parceria com o Rotary Club de Porto Alegre e Rotary Clube de Porto Alegre Beira Rio, realizou dois Projetos de Subsídios Equivalentes:

1-º Em 1996 – Aquisição de uma Laboratório de Edição Gráfica para a Escola Pão dos Pobres, no valor de US$ 15,000 em parceira com clubes do Distrito 9800- da Austrália.

2º- Em 2007 -Aquisição de Mamógrafo Móvel, instalado num ônibus, para o Instituto da Mama do RS – “IMAMA”, no valor de US$ 110,000 em parceria com Distrito 7640 de New Jersey, EUA, sob a liderança do EGD Ton Veevers, que veio pessoalmente participar da entrega do Mamógrafo.

Projeto Melhorando a Vida das Apenadas

Desenvolvido na Penitenciária Madre Peletier, com recursos da VEMPA ( penas alternativas) oriundos da Justiça Estadual. Concluído.

Projeto Ala dos Queimados – Com Parcerias.

Iniciou o Projeto “Ala dos Queimados” do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, onde depois, recebeu as parceiras do Rotary Clube de Porto Alegre Floresta e Casa da Amizade das Senhoras dos Rotarianos de Porto Alegre, importando da Alemanha, dois sofisticados aparelhos para transplante de peles em queimados: – Um Extrator e um Extensor de Peles, no valor de US$ 45,000. Concluído em 2015.

Projeto Aluno Nota Dez

Realizou o Projeto Aluno NOTA DEZ, distribuindo aos melhores alunos da Escola Estadual Otelo Rosa, material didático e equipamentos eletrônicos. Este projeto será reeditado em 2015 junto a ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ARAMY SILVA, no bairro Camaquã.

Projeto Criança Feliz

Com objetivo de melhorar as condições físicas e pedagógicas da Creche Santa Teresinha, conta com a parceria da  ” Churrascaria Parrilla del Sür”, através de sua Quarta Feira Solidaria, com previsão de termino na gestão 2014/2015.

Títulos Paul Harris

Ao longo de sua existência o Clube, distribui  vinte e dois (22)  Títulos Paul Harris, somando o valor US$ 27.463,73, para Fundação Rotaria. Hoje detém a honra de estar no quadro dos “100%  Paul Harris Fellow CLUB“,  junto a Fundação Rotária.

Rotaract Club Bom Fim

Fundado em 21 de agosto de 2015 na gestão do companheiro Valter Mendonça. Foi organizado pelo companheiro Nilson Piccoli Machado. Congrega estudantes universitários e profissionais recém formados, na faixa etária de 18 a 30 anos.

Governador Distrital

O companheiro Eduardo Viana Pinto, in memoriam,  foi Governador do Distrito 4680,  foi também o primeiro Presidente do Clube na gestão 1978/1979.

Bolsa de Estudo

A bolsa Paulo Roberto Wabner da Silveira, criada em memória desse companheiro, prematura falecido, que  como médico prestou grandes serviços na saúde. Mantem  um uma aluno bolsista no Colégio Militar de Porto Alegre, desde seu ingresso. Mais de uma dezena já foram contemplados. Formados alguns seguiram a carreira militar outros graduação em diversas profissões.

Láurea Lockhart-Galant

O Clube é detentor a Láurea Lockhart-Galant, outorgada pelo Rotary Club de Montevidéu – Uruguai, em parceria com o Rotary Club de Porto Alegre.