Paul Harris

Companheiro Paul Harris é a pessoa (homem, mulher ou criança) que contribuiu, ou em nome da qual contribuíram com U$1.000 para a Fundação Rotária. O Companheiro Paul Harris que fizer contribuição adicional de outros US$1.000, receberá um distintivo dourado de lapela, com uma pedra azul até um total de US$ 5.000 ou 5 pedras. Essas contribuições, quando repetidas, dão ao doador o direito a distintivos com até (5) cinco pedras azuis (safiras).

O reconhecimento através do título Companheiro Paul Harris serve a três propósitos: presta homenagem a uma pessoa merecedora, apoia os programas da Fundação e divulga o Rotary de maneira positiva.
As contribuições feitas nos moldes acima descritos, são creditadas ao clube designado pelo doador, ajudando-o assim a atingir maior contribuição per capíta e maior percentual de contribuições à Fundação Rotária.
Indivíduos – não rotarianos -, portadores do “Reconhecimento Paul Harris” e do distintivo com safiras ou rubis, são considerados beneméritos, amigos, ou admiradores do Rotary e/ ou da Fundação Rotária, e não rotarianos.

Uma empresa, organização ou entidade podem ser agraciadas com o Reconhecimento Companheiro Paul Harris. Na realidade, este tipo de Reconhecimento da Fundação Rotária somente é concedido a pessoas físicas, não jurídicas. Contudo, nos casos de homenagens a pessoas jurídicas que tenham contribuído com US$1.000,00 ou mais, a Fundação faz sua homenagem através do Certificado ou Diploma de Apreciação, que é, na verdade, o equivalente ao Reconhecimento Companheiro Paul Harris concedido às pessoas jurídicas.
HISTÓRICO
Em 1956, com o intuito de incentivar rotarianos a aumentar a assistência financeira à Fundação Rotária, os curadores criaram o título de Companheiro Paul Harris para homenagear doadores cujas contribuições atendessem a três critérios: 1) a doação deveria ser de pelo menos US$1.000; 2) advir de um único indivíduo; e 3) ser submetida em sua totalidade em um único ano. Além do título, um certificado, um distintivo de lapela e um medalhão eram presenteados como símbolo da gratidão dos curadores pela generosidade dos doadores.
Após diversas doações terem sido recebidas, os curadores determinaram que mais verbas poderiam ser angariadas se fosse permitido aos rotarianos contribuir US$1.000 em período superior a um ano e fazer doações em honra a uma terceira pessoa.

Alguns clubes resolveram homenagear com o título de Companheiro Paul Harris pessoas que tivessem se destacado por extraordinários trabalhos humanitários. Em certas culturas, o prêmio passou a exaltar a prestação notável de serviços e, desta forma, distanciou-se de seu objetivo original – motivar rotarianos a aumentar suas doações à Fundação.

Em 1999, o governador de distrito Wayne Cusick reverteu a tendência ao estabelecer a Paul Harris Society do Distrito 5340, incentivando rotarianos a contribuir pessoalmente US$1.000 ou mais por ano à Fundação Rotária. Os líderes do distrito enfatizaram aos rotarianos os benefícios gerados pela assistência financeira.
À medida que a Paul Harris Society ganhou forças no Distrito 5340, a iniciativa se propagou em 22 distritos e em todo o Japão. Em outubro de 2005, os curadores da Fundação determinaram que a partir de 2006-07 a Paul Harris Society passaria a ser um reconhecimento administrado pelos distritos.

Anualmente, rotarianos de todas as partes do globo se dedicam para que o sonho de um mundo onde reine a paz e a compreensão mundial se transforme em realidade por intermédio dos projetos e iniciativas da Fundação Rotária. O potencial da Fundação para servir a humanidade será ilimitado se continuarmos a participar ativamente de seus programas e a contribuir financeiramente.

O estabelecimento de uma Paul Harris Society possibilita aos rotarianos do distrito causar significativo impacto na vida de centenas de milhares de pessoas, como se eles próprios estivessem presentes para educar os analfabetos, alimentar os famintos, vacinar crianças contra a pólio e até possivelmente realizar cirurgias, entre tantas outras atividades.

A Paul Harris Society contribui para que rotarianos de um distrito colaborem com rotarianos de vários países em todo o mundo, aumentando assim sua capacidade de prestar serviços humanitários.

No ano rotário 2006-07 os curadores da Fundação Rotária concordaram em adotar a Paul Harris Society como um programa oficial de reconhecimento pelos distritos. Eles concordaram ainda em:
• Escolher novo design para os distintivos de lapelas, certificados de reconhecimento e pastas com materiais sobre o programa a ser produzidos e distribuídos por vendedores licenciados do Rotary a partir de 2006-07
• Criar e produzir materiais impressos para promoção da iniciativa
• Cobrir os custos com programas de computador para ajudar os distritos a manter registro dos membros da Paul Harris Society no Club Recognition Summary e em outros relatórios

Indivíduos que oferecem assistência financeira à Paul Harris Society são elegíveis para receber o título de Contribuinte Especial da Fundação Rotária, Companheiro Paul Harris, Companheiro Paul Harris por Doações Múltiplas e Doador Extraordinário.

Informações adicionais sobre a Paul Harris Society podem ser obtidas por e-mail no endereçoerey@rotary.org