SOS – Parque Farroupilha

Parque Farroupilha

(Mosaico com algumas fotos do local a época)

Na reunião do Clube de 26 de agosto de 2005, o associado Luiz Carlos Félix, fez uma apresentação com 34  fotos do estado de destruição dos monumentos do Parque Farroupilha, lançando a campanha “SOS – Parque Farroupilha”.  Em 27 de agosto e 6 de setembro, Zero Hora publicou matéria e fotos. A situação do Parque, ganhou a mídia e diversos jornalistas, escritores e autoridades se manifestaram. O objetivo da palestra foi atingido, na primeira etapa. As subsequentes, até algumas foram frustantes, outras ficaram em promessas. Em 24 de abril de 2006 foi entregue ao Prefeito Municipal,  sugestões para se buscar parcerias, e recuperação daquelas obras. Passando os monumentos para a responsabilidade  da Secretaria Municipal de Cultura, finalmente  iniciariam-se as soluções, e, hoje 20 obras já  estão recuperadas, pelo “Projeto Cultural” do SINDUSCON -( Sindicato da Industria da Construção Civil). A captação de recursos junto a iniciativa privadas com as leis de incentivo a cultura, foi a solução encontrada. Porto Alegre está de parabéns e parte da história cultural da cidade está  recuperada.

Gaucho OrientalPainel

(O Gaúcho Oriental, doado ao Rio Grande do Sul no Centenário Farroupilha, pela comunidade Uruguaia, ganhou novo local, com mais visibilidade no eixo principal do Parque – A mão direita e o relho, já tinham desaparecido)