Seminário DQA

Quadro de palestrantes do Seminário DQA – Formado pelos GDs Alceu Eberhardt, Pedro Regner, Josef Fayad e Adriano Valente

O Seminário de Desenvolvimento do Quadro Associativo, “DQA”, realizado dia 14 último, contou com 115 participantes online pela plataforma Zoom. Na ocasião os GDs palestrantes, desenvolveram temas informativos e motivadores para os clubes atingirem as metas de aumento e retenção de associativos. Foi o primeiro Seminário realizado pelo Governador Pedro Avelino Trindade , coordenado pelo Governador Waldemar Lopes de Moraes, contando com a presença do futuro Governador Tabajara Ramalho de Andrade.

As lâminas foram bem objetivas mostrando esquematicamente, o grande capital humano, que é o associado integrado na vida dos clubes. Desafios e oportunidades, nos conduzem ao senso de pertencionamento, vinculando o associado na organização. O questionário “Saúde do Clube”, deve ser seguidamente aplicado para avaliação do quadro associativo. Os clubes devem fugir do complexo da “porta giratória entra um sai outro”. Investir na retenção é uma maneira de crescimento também. A receita foi dada, cabe a cada Comissão operacionaliza-la.