O que podemos fazer para diminuir as causas da criminalidade

A reunião conjunta dos Distritos 4670 e 4680, dia 16, no Três Figueira Tênis Clube, foi coordenada pelo Presidente Cláudio Bins da Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre -FURPA, com a palestra do empresário Luiz Fernando Oderich, reunindo grande número de rotarianos. Luiz Fernando Oderich, a partir do assassinato de seu filho, criou a ONG “Brasil sem Grades”, que por muitos anos trabalhou focado nas origens da criminalidade e com atingir este núcleo. Desfazendo-se de parte de seu patrimônio para aplicar na ONG e baseado em estatísticas oficiais, iniciou os trabalhos com os dados disponíveis no grande número de crianças  sem o Pai no registro civil e falta de escolaridade. A primeira ação foi trabalhar com mães no controle da natalidade indesejada. Desenvolveu parcerias, ofereceu recursos e conseguiu em parte seus objetivos. Dezoito anos depois, constata-se que a criminalidade diminuiu no estado, conforme as últimas estatísticas.

No transcurso da palestra foi algumas vezes interrompido por aplausos. A seguir a seu convite o rotariano Marcelo Leone do Rotary Gravataí, fez o relato da ajuda da ONG Brasil sem Grades, para realizar programa junto às mães com possibilidade de gravides indesejadas, colocando-se à disposição dos clubes que desejarem desenvolver o Projeto. As palestras foram impactantes despertando todos para analisarem e desenvolverem ações neste sentido. Cabe mais uma vez ressaltar ao Rotary Anchieta, na pessoa do Carlos Thomé a importância dessas reuniões conjuntas, no verão, pois rotarianos tiram férias, mas Rotary não.

Palestrante Luiz Fernando Oderich
a partir da direita Luiz Fernando Oderich palestrante, José Luiz Bornéo Governador D 4680, Claudio Bins Presidente da Furpa,, Luiz Gonzaga Gonçalves Governador D 4670, Luiz Opitz V ice Presidente da Furpa e Suzana Bins Protocolo
Luiz Fernando Oderich, falando sobre o tema “Brasil sem Grades”
Grupo de beneméritos que receberam Certificado de Parceiros da FURPA, Cláudio Melo, Luiz Opitz, Luiz Oderich, Jane Alice Machado com Presidente Cláudio Bins.
Marcelo Leone do Rotary Gravataí, falando sobre seu Projeto
Luiz Gonzaga Gonçalves Governador D.4670
José Luiz Bornéo Governador D 4680
Diretoria da Casa da Amizade, Gladis Teresa, Solange Bernhard, Presidente, Maria Neves e Maria Selma Fernandes.
Imagem dos diversos clubes presentes
Associados do Rotary Bom Fim
Governadores, Presidentes, palestrantes E diretores da Furpa.